17/08/2014
Mapa conceitual
Professor::conteúdo, processo de aprendizagem,didática:criar situações de ensino,conhecer e explorar, uso das tics no ensino.
Conhecimento prático:aprender a aprender ao longo da vida.
Como professor: criação de estratégias que favoreçam a transmissão do conhecimento.
Aprender é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro.
Como educadores devemos nos preocupar para aprender a aprender.
Ensinar é organizar situações de aprendizagens, sejam elas de forma tradicional ou fazendo o uso das novas tecnologias.
Dia 01/09/2014
O trabalho por projetos requer mudanças no método do ensino aprendizagem e na postura de professor.
Os projetos podem viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos de várias áreas do conhecimento e diversas mídias disponíveis na própria escola.
O conceito de projeto é a ideia de que projeto envolve antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado.
A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autonomia daquilo que produz.
A mídia audiovisual traz contribuições ao ensino aprendizagem, ela invade a sala de aula.
Dia 15/09/2014
Minha avaliação para este I modulo. Acredito que foi muito produtiva, esclarecedora da parte da professora, bons tutoriais,muitos materiais adicionais que nos ajudam a esclarecer dúvidas. Estou conseguindo acompanhar as aulas presenciais e a distância, estou tentando me dedicar ao máximo. Estou me sentindo como se fosse uma criança diante de novos brinquedos "encantada" com as possibilidades que o curso nos oferece.
Dia 04/10/2014
O blog como recurso pedagógico:
-espaço de acesso a informação especializada
-espaço de disponibilização de informações por parte do professor.
-Portfólio digital
-espaço intercambio e colaborativo entre escolas.
-espaço de debate.
- espaço de integração.
O exercício de blogar--postar conteúdos permite o professor refletir sobre suas práticas.
Dia 01/11/2014
A respeito da criação do blog foi uma atividade muito rica, pois através da mesma utilizamos várias ferramentas para produção.Também é um recurso que podemos deixar todas as atividades que utilizamos, como forma de visualizar nossos trabalhos.
Os inúmeros recursos multimídia possibilitam tornar as aulas mais ricas, é com este que podemos conscientizar a comunidade escolar do uso desses meios e equipamentos multimídia e como consequência explorar e criar formas para que tanto professores como alunos saiam beneficiados. Dentre os recursos podemos utilizar projetores de vídeo, equipamentos de áudio e principalmente a internet.
Dia 05/12/2014
Modulo 4 atividade 14
Revisitando a modalidade de Educação a
Distância com momentos presenciais
• As sessões presenciais em um curso a distância possuem importância especial; são preparadas para potencializar as contribuições da comunicação direta, transcorrendo sob a orientação de um formador, previamente preparado, para torná-las grandes momentos de ensino e aprendizagem, no qual todos ensinam e todos aprendem.
• Organização e classificação das Atividades de Estudo
Quem sou como professor e aprendiz?
• Como aprendiz, como lido com as tecnologias que chegam às escolas?
• Sempre que surge uma nova tecnologia, as pessoas ficam, por algum tempo, deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica desse processo inicial? Serão as novas tecnologias ou as tecnologias de informação e comunicação as “sereias” do ensino eletrônico?
• “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.” (DOWBOR, 2001, não paginado).
• As tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto da escola. Hoje, já é realidade para muitas unidades escolares a existência de biblioteca, sala multimídia, rádio, câmera digital, filmadora, computador, tablet, lousa digital etc
• Ensinar é organizar situações de aprendizagem, a fim de criar condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade.
O papel do Professor
• “Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem” (PERRENOUD, 2000, p. 139).
• É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada, de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo.
• Os conceitos de hipertexto e de hipermídia são típicos da Internet; este espaço também é chamado de ciberespaço.
Dia 10/12/2014
Os sites de multimídia que visitei e mais gostei foram : Rived bastante conteúdos pedagógico, Banco internacional de objetos educacionais é muito interessante, Educopédia e Educoteca, todos eles de fácil acesso e muito material para aproveitar e encantar os alunos.
Dia 16/12/2014
Minha avaliação final a respeito do curso, em relação aos sentimentos, dificuldades, avanços, metodologia, conteúdos trabalhados, a atuação da formadora, etc.
Bem ufa!!! Penso que as dificuldades iniciais no decorrer do curso foram sendo sanadas aos poucos em cada encontro, em cada nova tarefa, também facilitou o fato de termos o privilégio de ter a professora do curso trabalhando no mesmo colégio que o nosso assim ficava fácil de tirar dúvidas pessoais.
Como cursista acredito que obtive bons resultados, pois procurei sempre fazer todas as atividades propostas e sanar as dúvidas pendentes sempre que possível.
Durante o curso pude aplicar várias ferramentas para melhorar meu desempenho no uso das tecnologias, o curso interferiu na minha prática diária e profissional, pois agora tenho a oportunidade de produzir conteúdos mais elaborados tanto na escola como na vida pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua participação e comentário, não deixe de se identificar, pois não serão aceitos comentários anônimos.